O Sindicato

SEEB/RG completa 85 anos de fundação

O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Rio Grande (Seeb/RG) foi fundado em 5 de abril de 1933. Completa 85 anos nesse abril. São 85 anos de luta pelos direitos dos bancários e de história destes trabalhadores em Rio Grande. O crescimento da entidade é bem lembrado pelo bancário aposentado Mário Soares de Pinho. Sua trajetória como bancário começou em 1939, seis anos após a fundação do sindicato, no antigo Banco Nacional do Comércio S.A. A aposentadoria aconteceu em 1970.

Contribuiu para que a entidade chegasse ao patamar em que atualmente se encontra, pois foi um dos seus presidentes (de 1968 a 1969). Mário Pinho conta que na época o sindicato funcionava em uma única sala, no prédio do antigo Café Nacional, onde hoje funciona o Hotel Atlântico. Posteriormente, foi transferido para uma sala no prédio do antigo Clube Sacarrolhas. Deste local, passou a funcionar na sala número 210 da recém construída (na época) Galeria São Pedro. Em 18 de janeiro de 1989, transferiu-se para o atual prédio (Marechal Floriano, 467).

Em termos de defesa dos associados, lembra o caso de um bancário que a direção do banco para o qual trabalhava ficou sabendo que ele era gay e resolveu demiti-lo. O sindicato não conseguiu evitar que o associado fosse demitido, mas fez com que ele fosse indenizado. Sobre como foi manter um sindicato nos momentos mais difíceis do Brasil — na época da ditadura — , contou que este tipo de entidade podia funcionar, desde que não falasse mal do Governo, O sindicato inclusive obteve auxílio do Governo, na gestão de Getúlio Vargas, para construção do Edifício dos Bancários.

“Quando Vargas esteve em Rio Grande, à diretoria do Seeb conseguiu uma audiência com ele. No encontro, ele disse: ‘Ah, esses são os letrados’. Os bancários eram considerados assim. Pedimos um terreno para construção dos apartamentos para a categoria e em seguida o presidente enviou um engenheiro do Rio de Janeiro para Rio Grande. O governo federal comprou o terreno, na Andradas esquina Barão de Cotegipe, e cedeu ao sindicato. Foi construído um prédio de 40 apartamentos”, relembrou o aposentado. Em função do período de ditadura e da pressão dos donos de bancos, o presidente escolhido para a entidade era quase sempre um funcionário do Banco do Brasil, que tinha certa autonomia por estar ligado ao BB.

A direção do sindicato escolhia um nome e passava nas agências para votação. “Assim, nenhum funcionário se incompatibilizava com seu patrão”. Atualmente, a eleição para diretoria do Seeb/RG é feita de forma diferente. Os associados interessados formam chapas e os demais votam na chapa que entendem ser melhor. A diretoria tem 29 membros, funcionários do Banrisul, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Caixa Econômica Federal, Banco Real, Santander Meridional e HSBC. Mário Pinho observa que hoje o sindicato está bem melhor estruturado, tem autonomia e mais auxílio da Federação.

 

Conheça nossa Diretoria:

Pedro Luiz Pires (Banco do Brasil) - Coordenador Administrativo

Angelo Terra (Santander) - Coordenador de Secretaria Geral

Lislaine Quadro (Itaú) - Coordenador de Patrimônio

José Luis Mendonça Neto (Itaú) - Coordenador de Finanças

Eduardo Poffal (Banrisul) - Coordenador de Políticas Sociais

Hilda Teixeira (Banrisul) - Coordenadora Jurídico

Felipe Chaves (Bradesco) - Coordenador de Imprensa e Comunicação 

Silviomar Fraga Martins (Bradesco) - Coordenadora de Saúde

Simone Borba (Itaú) - Coordenadora de Aposentados

Eunice Pitrez (CEF) - Coordenador de Formação

 

 

Colônia de Férias

Colônia de Férias.

Venha desfrutar a praia do Cassino e conferir a Colônia de Férias dos Bancários. Oferecemos apartamentos de solteiro e casal, vasta área de camping, estacionamento coberto, cozinha e churrasqueiras coletivas, apenas a 200 metros da praia. Períodos fixos com calendários de aproximadamente dez dias durante a temporada de verão e livre no resto do ano. Preços especiais para associados.

Convênios

Colônia de Férias.

Cadastrando-se no sindicato, você contará com alguns benefícios, como o convênio médico e outros. Clique aqui e veja a lista completa dos convênios que o sindicato oferece.